Your address will show here +12 34 56 78
Case Marista Sinop

A Rede Marista, de acordo com o seu plano de expansão pelo Brasil, escolheu a cidade de Sinop para inaugurar sua primeira sede no Mato Grosso. Com turmas do fundamental ao ensino médio, a estrutura de aproximadamente 11.000m² comporta mais de 40 espaços educativos.

  • Text Hover
A escolha pela ProjetaBIM

De imediato um desafio se impôs, com o ano letivo organizado para começar em fevereiro, o prazo para finalização da obra era de apenas 12 meses. Assim, a missão do Grupo SIMON, através da ProjetaBIM, foi garantir a entrega da obra no cronograma previamente determinado. Para isso, fez-se necessário assegurar a agilidade nos projetos e a eficiência no canteiro de obras, portanto, ser responsável pelo gerenciamento e pela coordenação de projetos.

COORDENAÇÃO DE PROJETOS + GERENCIAMENTO DE OBRAS

Utilizar o BIM foi a forma mais eficiente para não atrasar a execução e diminuir os erros de compatibilização. Ter a responsabilidade também pelo gerenciamento da execução possibilitou centralizar a comunicação entre esses diferentes setores, o que trouxe agilidade na resolução das incompatibilidades. Por isso, aliar a coordenação de projetos ao gerenciamento das obras dentro da ProjetaBIM foi uma das razões do sucesso deste empreendimento, justamente pela possibilidade de encaminhar a obra e realizar e rever os projetos paralelamente.

  • Text Hover
  • Text Hover
PLANEJAMENTO 4D

Permitiu uma visão mais precisa do andamento do projeto para focar na execução da obra sem esquecer do cronograma. Desse modo, tornou-se possível antever e minimizar os problemas com atrasos e com entregas.

EXTRAÇÃO DE QUANTITATIVOS

Redução de desperdício de material e tempo de contratação por meio de uma análise crítica muito rápida. Com o BIM, em pouco tempo, cerca de 20 minutos, foi possível identificar o que era necessário comprar ou qual serviço contratar.

BIM + BIMWeb

Os fornecedores, em geral, eram locais e não estavam familiarizados com projetos desta complexidade.
Assim, para diminuir os erros e atrasos no cronograma foi necessária uma forma acessível para mostrar a esses fornecedores o que deveria ser feito. Por isso, a escolha pelo BIM foi ideal para este empreendimento. Desse modo, os projetos em 3D foram disponibilizados no canteiro de obras através do BIMWeb, o que possibilitou que os envolvidos visualizassem o projeto como um todo, algo que não seria viável com os complicados projetos em CAD.
 
Além disso, a tecnologia BIM permitiu fazer simulações rápidas para a solução de problemas no próprio canteiro de obras. Essa agilidade nas soluções junto aos profissionais envolvidos foi essencial para o cumprimento do prazo. As obras foram iniciadas em junho e finalizadas em oito meses. Assim, o complexo foi entregue antes da data prevista para o início do ano letivo.

  • Text Hover
O Projeto

A localização escolhida para a construção correspondia a uma parte da cidade com uma infraestrutura precária. Pelas demandas da obra, a construção do complexo educacional, consequentemente, trouxe desenvolvimento a esta área, com completa infraestrutura urbana. À ProjetaBIM coube evitar conflitos entre o projeto da Rede Marista e as determinaçõesmunicipais.

 

Desafios e Oportunidades

Os desafios deste projeto eram muitos. Sinop é uma cidade retirada, localizada a 480 km de Cuiabá, com condições climáticas bem particulares: baixa umidade por longos períodos e com chuvas muito fortes no começo e final do ano. Aliado a isto, o solo é de baixa capacidade, o que na época de chuva se revelou um problema.

 

Resultado

O investimento inicial foi previsto para execução de 4000m² de obra, com o início dos projetos verificou-se a necessidade de aumento da área construída a fim de atender as normas técnicas, legislações locais (estadual e municipal) e solicitações de concessionárias, bem como revisões de escopo, chegando a 7.700m²

Ao longo do desenvolvimento dos projetos e início das obras, mesmo com o aumento de área e custo global, com a atuação direta sobre as soluções propostas, adequando as necessidades que foram sendo impostas ao longo do tempo, sem abrir mão da data de inauguração o custo do metro quadrado foi reduzido em 10,60%.

 

 

Depoimento

“Nosso empreendimento em Sinop-MT, trabalhamos com o Grupo Simon em várias frentes. Destacamos a atuação da ProjetaBIM no gerenciamento de obra e coordenação e compatibilização de projetos.A linguagem técnica expressada de forma simples, aliada aos profissionais qualificados e assessorados de tecnologia de ponta, permitiu a conclusão da obra no período previsto, tornando-se um “case” na cidade e região.Para este projeto estratégico da Rede Marista em MT, o Grupo Simon demonstrou-se aliado, sendo parceiro e contribuindo de forma significativa para o sucesso desta missão.”
Vitor Pauletti.

 

  • Text Hover
R. Felizardo, 711 - 3° andar 
Jardim Botânico, Porto Alegre RS

contato@projetabim.com.br 
+55 51 3328.1300
  • Text Hover
  • Text Hover
  • Text Hover